O Instituto de Cirurgia de Ribeirão Preto é um centro de referência no diagnóstico e tratamento das doenças do Aparelho Digestivo, Estômago, Intestino e Cólon. Há anos atua com excelência no atendimento médico humanizado junto aos pacientes com problemas gastrointestinais.
Nossa missão é oferecer qualidade de vida aos pacientes através da assistência médica preventiva e curativa.
O Corpo Clínico é constituído de profissionais altamente especializados, que primam sempre pelos mais modernos procedimentos de diagnóstico e tratamento das doenças gastroenterológicas.
Nossa atuação na Área Clínica engloba tratamentos diversos para doenças do trato gastrointestinal: Halitoses, Doenças do Refluxo, Distúrbios Motores do Esôfago, Gastrites, Dispepsias Funcionais, Úlceras Pépticas, Gastroenterocolites, Hemorragias Digestivas, Doenças Inflamatórias Intestinais (Crohn e Retocolite Ulcerativa Inespecífica), Síndrome do Intestino Irritável, dentre outros.
Na Área Cirúrgica, abrangemos todos os procedimentos cirúrgicos, inclusive de natureza oncológica, à compreender:
• Cirurgias do Esôfago
• Cirurgias da Parede Abdominal (hérnias)
• Cirurgias do Estômago
• Cirurgias das Vias Biliares e Pâncreas
• Cirurgias do Fígado
• Cirurgias do Intestino Grosso e Cólon
O Instituto de Cirurgia conta ainda com a realização de exames com modernos aparelhos de detecção das afecções digestivas, tais como:
• Endoscopia Digestiva Alta
• Colonoscopia
• PHmetria Esofágica
Somos prestadores de várias operadoras de saúde, dentre elas: São Francisco Cínicas, São Francisco Saúde, Sisusp, Sassom, Sul América, Saúde Bradesco, Notre Dame, Omint, Apas, Porto Seguro, Cassi, Cabesp, Amil, etc.
Conheça nossas especialidades.
CIRURGIA GERAL
É a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. A residência médica em Cirurgia Geral é pré-requisito para várias outras especialidades cirúrgicas.
Recentemente a Associação Médica Brasileira e o CFM reconheceram a CirurgiaGeral como especialidade e não apenas sendo pré-requisito para outras especialidades. Assim, atualmente o Cirurgião Geral é aquele habilitado e treinado para resolução das afecções cirúrgicas mais comuns, além de se dedicar à laparoscopía e a cirurgia do trauma.
GASTROENTEROLOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICA
É a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo. O tratamento cirúrgico de tais patologias é abordado pela Cirurgia do Aparelho Digestivo.
VÍDEO CIRURGIA
É um método cirúrgico minimamente invasivo, introduzido a partir da década de 80 e que a partir de uma constante evolução, nos permite na atualidade o tratamento de inúmeras doenças em várias áreas da medicina, principalmente na cirurgia gastroenterológica.
Sob anestesia geral e através da insuflação da cavidade abdominal com um gás chamado CO2, conseguimos introduzir uma vídeo-câmara e pinças especiais que permitem a realização de vários tipos de cirurgia
ENDOSCOPIA DISGESTIVA ALTA
É um tipo de exame médico (endoscopia) que se utiliza de um endoscópio para obter imagens do trato digestivo objetivando o diagnóstico e enventualmente o tratamento de patologias que porventura o acometa.
É realizada basicamente com anestesia tópica a base de spray de anestésico local, em geral lidocaína, na base da língua e orofaringe visando minimizar o incômodo da passagem do endoscópio, bem como a ocorrência de reflexos autonômicos.
COLONOSCOPIA
É o exame endoscópico do intestino grosso e porção distal do íleo. É realizado principalmente para detecção de cânceres iniciais e diagnóstico de Cancro (tumor) avançado, mas também para o diagnóstico de doença inflamatória intestinal e outras patologias. Além da avaliação da mucosa intestinal e do calibre do órgão, permite a realização de coleta de material para exame histopatológico (biópsia) e a realização de procedimentos como a retirada de pólipos (polipectomia), descompressão de volvo intestinal e a hemostasia de lesões sangrantes.
PHMETRIA
A Phmetria esofágica é um exame onde é medida a quantidade de ácido que sobe do estômago para o esôfago durante 24 horas, e quanto tempo esse ácido permanece no esôfago. É normal que o ácido suba do estômago para a parte final do esôfago algumas vezes ao dia, mas que permaneça lá pouco tempo. Se o ácido sobe até a garganta ou reflui ao esôfago muitas vezes ao dia ou fique parado no esôfago por muito tempo, isso pode levar a doenças como esofagite, úlceras, tosse crônica, asma e outras. A pHmetria é o único exame que permite a análise adequada do que acontece com o ácido no esôfago e ajuda a orientar o seu médico qual o melhor tratamento.