1

Preparo Pré-Colocação

Como já especificado acima, é colocado por endoscopia, permanecendo no estômago do paciente por um período de 6 meses, para proporcionar uma sensação de saciedade precoce, resultando em menor ingestão de alimentos e auxiliando na reeducação alimentar e nas mudanças dos hábitos de vida.


Quais são os resultados esperados para quem colocou o Balão Intragástrico? Existem efeitos colaterais?

A colocação do Balão Intragástrico é eficiente para a perda e manutenção de peso, já que, ocupando um espaço no estômago, provoca uma sensação de saciedade precoce. Assim, a pessoa come bem menos e se sente satisfeita mais rapidamente.

Nunca houveram casos em que o balão tenha se rompido dentro do estômago de um paciente. Após a colocação do Balão Intragástrico, em alguns casos pode-se sentir o balão no estômago, mas depois de um curto período de tempo o paciente acostuma-se com a sensação, não tendo mais desconforto.


Quais são os cuidados necessários para quem colocou Balão Intragástrico ?

É necessário que haja um acompanhamento multidisciplinar do paciente que passou pela colocação de Balão Intragástrico.  A equipe médica é que determinará a frequência desse acompanhamento.

Além disso, é necessário controlar a acidez do estômago durante o tratamento, com medicação específica indicada pelo médico que acompanha o tratamento. 


Preparo pré-colocação de balão intragástrico

• Três dias antes da colocação do balão deve-se tomar 03 (três) litros de líquido por dia (água, suco, refrigerante, gatorade, água de coco, gelatina);
• No dia anterior à colocação do balão, almoçar normalmente, no jantar comer somente sopa leve ou macarrão instantâneo;
• No dia da colocação do balão tomar somente líquido (água, chá, suco e gelatina) pela manhã até às 10:00h, não pode ser alimento sólido , após este período permanecer em jejum absoluto até o momento do procedimento.