1

Cirurgia Bariátrica

 

Cirurgia Bariátrica é o nome dado às intervenções realizadas no aparelho digestivo para tratamento da obesidade, tendo como objetivo promover redução do peso. O tratamento cirúrgico por sua vez, não envolve a remoção de tecido adiposo por sucção ou excisão. A Cirurgia Bariátrica consiste em reduzir o reservatório gástrico e/ou a absorção intestinal.
 
A cirurgia bariátrica não tem fins estéticos. É uma cirurgia que vai alterar os hábitos e a qualidade de vida do paciente, com o objetivo de fazê-lo ter uma vida mais saudável e longa. Os métodos para o tratamento cirúrgico contra a obesidade são bem radicais e devem ser feitos em condições extremas, ou seja, quando o paciente não consegue mais reduzir seu peso sozinho e corre risco de morte devido à obesidade.
 
A cirurgia é dividida em dois tipos de abordagem. A abordagem aberta - aquela onde é feita uma incisão no abdômen - e a videolaparoscópica. Nesse segundo tipo de abordagem, uma câmera é colocada no abdômen para que o médico visualize a cirurgia por um monitor e nele, há menos dor no pós- operatório e uma rápida recuperação. É uma cirurgia cara e poucos hospitais administrados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) realizam o procedimento.