1

Colonoscopia

O que é?

É um exame endoscópico que possibilita a visualização do intestino grosso: reto, cólon sigmóide, descendente, transverso, ascendente e ceco e da porção final do intestino delgado: íleo terminal. Ela é solicitada no intuito de diagnosticar e, quando possível, tratar doenças que acometem o trato gastrointestinal baixo.

É realizado pela introdução de um fino aparelho flexível  com iluminação central que permite a visualização do revestimento mucoso de todo o trajeto examinado do tubo digestivo. O exame é realizado com sedação pelo médico anestesista, utilizando medicação administrada por uma veia para permitir que você relaxe e adormeça imediatamente.

As principais indicações para realização do exame são: avaliação de alteração do ritmo intestinal, sangramento digestivo baixo e rastreamento e prevenção de câncer de cólon.

A colonoscopia permite a detecção e tratamento de lesões pré-malignas e de câncer de cólon em fase inicial, que se apresentam ao exame como lesões elevadas (pólipos), planas ou deprimidas, passíveis de serem retiradas endoscopicamente durante o exame. 

 

Qual o preparo para o exame?

Deve-se obedecer a DIETA a seguir:

Na ante véspera e na véspera do exame.
 

Café da manhã:

Café, chá ou sucos coados (limão, caju, maracujá). Não tomar leite ou derivados. Pode-se comer pão, bolachas de água e sal e torradas.

 

No almoço e jantar:

Tomar sopa cozida, batida no liquidificador e passada na peneira contendo macarrão ou

arroz,  carne ou ovos, e  batata, cenoura, chuchu, moranga, abobrinha sem cascas e sem sementes;

 

Sobremesa: 

Gelatina de limão, abacaxi, laranja e maracujá;

Líquidos: tomar de 2 a 3 litros de água, sucos e refrigerantes, água de coco e isotônicos de cor clara. Não tomar refrigerantes e sucos de cor uva e vermelha.

 

Alimentos proibidos:

*Não ingerir frutas e hortaliças que contenham fibra (laranja, mamão, manga, etc.)

*Não comer verduras e vegetais com sementes como jiló, quiabo, pepino, tomate, etc...

*Não comer feijão, ervilhas e lentilha;

*Não ingerir leite e derivados.

 

MEDICAMENTOS:

Na véspera do exame, tomar 2 comprimidos de Gutalax (Bisacodil) às 14:00 horas e às 20:00 horas.

No dia do exame:

às 7:30, você deverá tomar 500 ML DE MANITOL, misturado a 500 ML DE SUCO DE CAJU, que foi indicado pelo médico para terminar a limpeza do intestino necessária para a realização do exame. Pode-se colocar limão para

melhor ingestão do Manitol.

 

Atenção:

*Não deixe de tomar os medicamentos de uso diário. Tome-os às 6:00 horas da manhã no dia do exame.

*Se você faz uso de Marevan, AAS, Marcoumar, avise o seu médico
 

OBSERVAÇÕES:

* Traga uma troca de roupa.

* É necessário vir acompanhado por pessoa adulta

* Não vir de moto e não estar dirigindo veículo

* Caso estas recomendações não sejam respeitadas, o exame será cancelado.

* Evite comparecer com unhas pintadas, porque o esmalte prejudica a monitorização da oxigenação sanguinea durante o exame.Você deverá se apresentar ao serviço de endoscopia ou à admissão de clientes  no horário designado.
 

O que acontecerá durante o exame?

Após sua admissão na sala de exame, você precisará remover seus óculos e próteses dentárias. Seus dados vitais e sua saturação de oxigênio serão monitorizados e será colocado  um pequeno cateter nasal para administração de oxigênio.

Você irá posteriormente receber medicação sedativa para permitir que você relaxe e adormeça. A medicação pode causar sensação fugaz de ardência no local da infusão e no trajeto da veia puncionada.

O médico realizará então um toque retal, seguido a introdução do colonoscópio pelo ânus até o ceco e/ou íleo terminal. Caso você sinta qualquer desconforto, doses subseqüentes da mesma medicação serão empregadas para permitir que um exame tranqüilo e indolor. Se necessário, pequenas amostras de tecido (biópsias) podem ser colhidas durante o exame para análise microscópica detalhada.

Na presença de lesões elevadas (pólipos), planas ou deprimidas, poderá ser realizada, a critério médico, a sua retirada durante o exame por polipectomia ou mucosectomia. A duração média do procedimento é de 15 a 30 minutos salvo em casos especiais.

 

Quais os riscos do procedimento?

A colonoscopia é um exame seguro recomendado inclusive para rastreamento populacional para prevenção de câncer colorretal em indivíduos com idade superior a 50 anos. No entanto, como todo ato médico, ela não é isenta de riscos. As complicações da colonoscopia podem ser divididas em complicações relacionadas ao preparo, a sedação  e complicações relacionadas a procedimentos diagnósticos ou terapêuticos.

O uso de catárticos durante o preparo intestinal pode ocasionar tonturas, náuseas, vômitos e cólicas intestinais, seguidos ou não por desidratação e desequilíbrio hidroeletrolítico (alteração na concentração corporal de sódio, potássio e magnésio). Raramente, distensão abdominal pode ocorrer, particularmente em pacientes com tumores avançados do intestino grosso. O preparo intestinal é realizado de maneira a prevenir ou minimizar esses efeitos colaterais por hidratação venosa e reposição hidroeletrolítica vigorosa, e uso profilático de anti-eméticos.

Os efeitos colaterais decorrentes da sedação são constantemente monitorizados durante o exame com o uso de monitor de oxigenação sangüínea e de controle da freqüência cardíaca, estando a equipe habilitada para o tratamento imediato de qualquer uma dessas complicações. As complicações relacionadas a colonoscopia diagnóstica são raras, ocorrendo em 0,1% a 0,5% dos exames. As mais freqüentes são a perfuração (0,5%) e o sangramento (0,05%).

 

O que devo fazer após o procedimento?

Após o término do exame, você será encaminhado de volta ao seu quarto ou sala de recuperação, onde você deverá permanecer por pelo menos 50 minutos, até que os efeitos principais das medicações empregadas para sua sedação desapareçam.

Você pode apresentar flatulência e mais raramente dor abdominal. Caso isto ocorra, favoreça a eliminação de flatos, deitando de lado ou de bruços. Se não apresentar melhora, comunique o seu médico para que ele possa lhe administrar medicação analgésica.

Como você recebeu medicações sedativas durante o exame, um acompanhante deve estar obrigatoriamente disponível para escoltá-lo de volta para casa. Devido aos efeitos da medicação, você não deve dirigir carros, operar máquinas, ou beber álcool até o dia seguinte ao exame, quando você será capaz de retornar às suas atividades rotineiras.

Após o exame, você pode voltar a sua dieta normal e a fazer uso de suas medicações rotineiras, a menos que tenha sido instruído do contrário por seu médico. Você poderá apresentar fezes diarréicas ainda por 12-24 horas após o exame.

O resultado do exame deve ser interpretado de acordo com sua história clínica e exame físico. O médico que solicitou o exame é o profissional mais habilitado para orientá-lo em relação ao diagnóstico encontrado. Se necessário, o médico endoscopista poderá entrar em contato direto com ele. Instruções adicionais a respeito de seu problema e tratamento serão dadas na sua próxima consulta clínica.

Caso você tenha se submetido a um procedimento terapêutico, informações adicionais serão prestadas pelo médico endoscopista e/ou enfermeira.

Caso você apresente qualquer intercorrência: dor persistente ou recorrente, distensão abdominal, evacuação com sangue; febre; dor, vermelhidão ou inchaço no local da injeção endovenosa, por favor entre em contato com seu médico.

 

Quais os cuidados pós colonoscopia?

Após exame:

• Permanecer de repouso na clínica, até   se   sentir perfeitamente bem.

• Após o término do exame e durante o dia, é interessante ingerir dieta leve tais como legumes cozidos, sopas e sucos. Ingira muito líquidos, pois o preparo do intestino causa perda razoável de líquidos.

• Devido ao sedativo na realização do exame, o paciente NÃO PODE, dirigir automóvel ou outros veículos durante TODO O DIA.

 • Durante um período de aproximadamente 8 horas NÃO pode realizar tarefas que necessitem de atenção ou concentração, tais como mexer com máquinas e objetos cortantes. Também sugerimos NÃO marcar compromissos aonde tomarão decisões importantes.

• Evitar bebidas que contenham álcool.

 

Atenção:

• A medicação usada na sedação poderá ocasionar um período curto de amnésia.

• Poderá ocorrer diarréia pôr um período de cerca de 12 horas após o exame.

• Quando são realizadas biópsias durante a colonoscopia  pode aparecer estrias sanguinolentas nas fezes.

• É interessante que você caminhe, se movimente, após o exame. Isto fará com que você elimine o ar injetado de maneira natural, evitando desconforto e cólicas.