Dicas de saúde

03 de Dezembro de 2012

Hepatite

São reconhecidos seis vírus causadores da hepatite: A, B, C, Delta, E e G. Independente do agente viral envolvido na causa da hepatite, o quadro clínico é bastante semelhante e pode ser dividido em três fases distintas:

Período de incubação: vai desde o contato com o vírus até o aparecimento da primeira manifestação clínica. É variável, conforme o agente etiológico envolvido.
Período prodômico (duração de 5 a 7 dias): caracterizado por manifestações inespecíficas como febre baixa, artragias, náuseas, vômitos, cefaléia.
Período de estado: ocorre melhora dos sintomas gerais.

TRANSMISSÃO
 - Hepatite A - Fecal-oral, contaminação de água e alimentos (epidêmica)
 - Hepatite B - Principalmente por sangue e derivados, sexual e vertical (mães portadoras transmitem aos recém-nascidos no momento do parto)
 - Hepatite C - Sangue e derivados (a transmissão sexual parece ser pouco importante)
 - Hepatite Delta - Via parenteral (sangue), sendo encontrada com maior freqüência em usuários de drogas injetáveis (transmissão simultânea à do vírus da Hepatite B);
 - Hepatite E - Fecal-oral, caracterizando-se por surtos epidêmicos relacionados à contaminação de água, sobretudo em países do Terceiro Mundo
 - Hepatite G - Parenteral (sangue e derivados).

TRATAMENTO
As hepatites agudas virais não têm tratamento específico. Para os casos crônicos existe tratamento com interferon e ribavirina para a hepatite B e interferon para evitar cronificação da hepatite C. Medicações sintomáticas devem ser prescritas para combater às náuseas, vômitos e febre.

Postado por: Visualcom

Tags: Doença, Tratamento,