Instituto de Cirurgia

O Instituto de Cirurgia de Ribeirão Preto é um centro de referência no diagnóstico e tratamento das doenças do Aparelho Digestivo, Estômago, Intestino e Cólon. Há anos atua com excelência no atendimento médico humanizado junto aos pacientes com problemas gastrointestinais.

Nossa missão é oferecer qualidade de vida aos pacientes através da assistência médica preventiva e curativa.
O Corpo Clínico é constituído de profissionais altamente especializados, que primam sempre pelos mais modernos procedimentos de diagnóstico e tratamento das doenças gastroenterológicas.

Nossa atuação na Área Clínica engloba tratamentos diversos para doenças do trato gastrointestinal: Halitoses, Doenças do Refluxo, Distúrbios Motores do Esôfago, Gastrites, Dispepsias Funcionais, Úlceras Pépticas, Gastroenterocolites, Hemorragias Digestivas, Doenças Inflamatórias Intestinais (Crohn e Retocolite Ulcerativa Inespecífica), Síndrome do Intestino Irritável, dentre outros.

Na Área Cirúrgica, abrangemos todos os procedimentos cirúrgicos, inclusive de natureza oncológica, à compreender:

• Cirurgias do Esôfago
• Cirurgias da Parede Abdominal (hérnias)
• Cirurgias do Estômago
• Cirurgias das Vias Biliares e Pâncreas
• Cirurgias do Fígado
• Cirurgias do Intestino Grosso e Cólon

O Instituto de Cirurgia conta ainda com a realização de exames com modernos aparelhos de detecção das afecções digestivas, tais como:

• Endoscopia Digestiva Alta
• Colonoscopia
• PHmetria Esofágica

No que se refere ao Tratamento da Obesidade, dispomos do procedimento de colocação do Balão Intragástrico quando indicado em consulta prévia pelos médicos do nosso corpo clínico.

Somos prestadores de várias operadoras de saúde, dentre elas: São Francisco Cínicas, São Francisco Saúde, Sisusp, Sassom, Sul América, Saúde Bradesco, Notre Dame, Omint, Apas, Porto Seguro, Cassi, Cabesp, Amil, etc.

Corpo Clínico

Dr. Fernando Cesar Ferreira Pinto

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas "Dr. Jose A. Garcia Coutinho" da UNIVAS (1992). Residência Médica em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo no Serviço de Cirurgia de Ribeirão Preto. Possui experiência na área de Cirurgia Geral e Digestiva, Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva.

Dr. Fábio Augusto Brassarola

Possui graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (1995). Residência Médica em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo no Serviço de Cirurgia de Ribeirão Preto. Possui experiência na área de Cirurgia Geral e Digestiva, Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva. Mestrando em Saúde e Educação pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP (stricto sensu).

Dr. Leonardo Castro Marinzeck

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Catanduva (2003). Residência Médica em Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo no Serviço de Cirurgia de Ribeirão Preto. Possui experiência na área de Cirurgia Geral e Digestiva, Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva.

Conheça nossas especialidades.

CIRURGIA GERAL
É a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. A residência médica em Cirurgia Geral é pré-requisito para várias outras especialidades cirúrgicas.
Recentemente a Associação Médica Brasileira e o CFM reconheceram a CirurgiaGeral como especialidade e não apenas sendo pré-requisito para outras especialidades. Assim, atualmente o Cirurgião Geral é aquele habilitado e treinado para resolução das afecções cirúrgicas mais comuns, além de se dedicar à laparoscopía e a cirurgia do trauma.

GASTROENTEROLOGIA CLÍNICA E CIRÚRGICA
É a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo. O tratamento cirúrgico de tais patologias é abordado pela Cirurgia do Aparelho Digestivo.

VÍDEO CIRURGIA
É um método cirúrgico minimamente invasivo, introduzido a partir da década de 80 e que a partir de uma constante evolução, nos permite na atualidade o tratamento de inúmeras doenças em várias áreas da medicina, principalmente na cirurgia gastroenterológica.
Sob anestesia geral e através da insuflação da cavidade abdominal com um gás chamado CO2, conseguimos introduzir uma vídeo-câmara e pinças especiais que permitem a realização de vários tipos de cirurgia

ENDOSCOPIA DISGESTIVA ALTA
É um tipo de exame médico (endoscopia) que se utiliza de um endoscópio para obter imagens do trato digestivo objetivando o diagnóstico e enventualmente o tratamento de patologias que porventura o acometa.
É realizada basicamente com anestesia tópica a base de spray de anestésico local, em geral lidocaína, na base da língua e orofaringe visando minimizar o incômodo da passagem do endoscópio, bem como a ocorrência de reflexos autonômicos.

COLONOSCOPIA
É o exame endoscópico do intestino grosso e porção distal do íleo. É realizado principalmente para detecção de cânceres iniciais e diagnóstico de Cancro (tumor) avançado, mas também para o diagnóstico de doença inflamatória intestinal e outras patologias. Além da avaliação da mucosa intestinal e do calibre do órgão, permite a realização de coleta de material para exame histopatológico (biópsia) e a realização de procedimentos como a retirada de pólipos (polipectomia), descompressão de volvo intestinal e a hemostasia de lesões sangrantes.

PHMETRIA
A Phmetria esofágica é um exame onde é medida a quantidade de ácido que sobe do estômago para o esôfago durante 24 horas, e quanto tempo esse ácido permanece no esôfago. É normal que o ácido suba do estômago para a parte final do esôfago algumas vezes ao dia, mas que permaneça lá pouco tempo. Se o ácido sobe até a garganta ou reflui ao esôfago muitas vezes ao dia ou fique parado no esôfago por muito tempo, isso pode levar a doenças como esofagite, úlceras, tosse crônica, asma e outras. A pHmetria é o único exame que permite a análise adequada do que acontece com o ácido no esôfago e ajuda a orientar o seu médico qual o melhor tratamento.